Sistema computacional Hardware, software e dados computacionais que interagem para resolver problemas.
Hardware computacional Os elementos físicos de um sistema computacional.
Software computacional Os programas que fornecem as instruções que um computador executa.

                     Sistema computacional
É uma entidade dinâmica, usada para resolver problemas e interagir com seu ambiente. 
Ele é composto de hardware, software e pelos dados que eles gerenciam. 
                       Hardware computacional
É a coleção de elementos físicos que formam a máquina com suas respectivas partes.
                        Software computacional
É a coleção de programas que fornecem as instruções para um computador funcionar. 

Camadas de um Sistema Computacional
Composto de muitas camadas. Cada camada desempenha um papel específico no projeto geral do sistema.

informação, reflete o modo como representamos as informações em um computador,  gerenciada usando dígitos binários, 1 e 0.
hardware, consiste na parte física de um sistema computacional, inclui dispositivos como portas e circuitos que controlam o fluxo de eletricidade. CPU, Memória
A camada de programação lida com o software, as instruções usadas para realizar cálculos e gerenciar dados.
 sistema operacional (SO) para ajudar a gerenciar os recursos computacionais. Sistemas operacionais, tais como Windows XP, Linux ou Mac OS, nos ajudam a interagir com o sistema computacional e a gerenciar a forma pela qual dispositivos de hardware, programas e dados interagem entre si.

As camadas anteriores (mais internas) têm como foco fazer um sistema computacional funcionar. A camada de aplicativos, diferentemente, se concentra na utilização do computador para solução de problemas específicos do mundo real.
comunicação Computadores são ligados em redes para que possam compartilhar informações e recursos.

Abstração
Os níveis de um sistema computacional que acabamos de examinar são exemplos de abstração.
 É um modelo mental, uma maneira de pensar sobre alguma coisa que remove ou esconde detalhes complexos.
 Quando estamos lidando com um computador, em uma camada, não precisamos ficar pensando sobre os detalhes das outras camadas.

Uma Breve História da Computação


Babbage e o mecanismo analítico
Ada Augusta
Cartão Perfurado
IBM
inventou um modelo matemático abstrato chamado de máquina de Turing
ENIAC dispositivo que poderia rapidamente manipular números

Primeira Geração (1951-1959)
construídos usando válvulas para guardar informações.
gerava uma grande quantidade de calor e não era muito confiável, exigiam sistemas de refrigeração de grande carga e frequente manutenção.
a programação era realizada diretamente na linguagem de máquina
 O armazenamento dos dados era realizado em cartões perfurados, que depois passaram a ser feitos em fita magnética.
Ex: ENIAC
O dispositivo de memória primária da primeira geração de computadores era um cilindro magnético  que girava sob uma cabeça de leitura/escrita.
Nenhum dos computadores da primeira geração possuíam aplicação comercial, eram utilizados para fins balísticos, predição climática, cálculos de energia atômica e outros fins científicos.

Segunda Geração (1959-1965)
substituição da válvula pelo transistor, eram muito menores do que as válvulas, não exigiam tempo de pré-aquecimento, consumiam menos energia, geravam menos calor e eram mais rápidos e confiáveis. 
Na segunda geração o conceito de Unidade Central de Procedimento (CPU), memória, linguagem de programação e entrada e saída foram desenvolvidos. O tamanho dos computadores diminuiu consideravelmente. Outro desenvolvimento importante foi a mudança da linguagem de máquina para a linguagem assembly, também conhecida como linguagem simbólica. A linguagem assembly possibilita a utilização de mnemônicos para representar as instruções de máquina.
Em seguida vieram as linguagens de alto nível, como, por exemplo, Fortran e Cobol. No mesmo período surgiu o armazenamento em disco, complementando os sistemas de fita magnética e possibilitando ao usuário acesso rápido aos dados desejados.

A Terceira Geração (1965-1971)
marcada pela utilização dos circuitos integrados, também conhecidos como microchips. construídos integrando um grande número de transistores, o que possibilitou a construção de equipamentos menores e mais baratos.
começaram a surgir os computadores pessoais Computador Apple I.
IBM iniciando o mercado da indústria de softwares. Isto foi possível devido a utilização das linguagens de alto nível nestes computadores.

Quarta Geração (1971-?)
surgimento dos processadores — unidade central de processamento. Os sistemas operacionais como MS-DOS, UNIX, Apple’s Macintosh foram construídos. Linguagens de programação orientadas a objeto como C++ e Smalltalk foram desenvolvidas. Discos rígidos eram utilizados como memória secundária.
Os computadores eram mais confiáveis, mais rápidos, menores e com maior capacidade de armazenamento. Esta geração é marcada pela venda de computadores pessoais

Quinta Geração (1991 — dias atuais)


Os computadores da quinta geração usam processadores com milhões de transistores. Nesta geração surgiram as arquiteturas de 64 bits, os processadores que utilizam tecnologias RISC e CISC, discos rígidos com capacidade superior a 600GB, pen-drives com mais de 1GB de memória e utilização de disco ótico com mais de 50GB de armazenamento.
A quinta geração está sendo marcada pela inteligência artificial e por sua conectividade. A inteligência artificial pode ser verificada em jogos e robores ao conseguir desafiar a inteligência humana. A conectividade é cada vez mais um requisito das indústrias de computadores. Hoje em dia, queremos que nossos computadores se conectem ao celular, a televisão e a muitos outros dispositivos como geladeira e câmeras de segurança.

Deixe um comentário